Textos

Texto 1
Interface e Ferramentas

Nesse texto apresentamos o Software GeoGebra em linhas gerais. Fazemos uma breve abordagem de seu desenvolvimento, apresentamos sua interface, algumas funcionalidades e os passos necessários para construção de alguns objetos.

acessar texto
Texto 2
Linhas Retas

Nesse texto abordamos a construção de linhas retas: retas, semirretas, segmentos de reta e vetores. Abordamos também a construção de caminhos poligonais. Essas ferramentas estão disponíveis no conjunto de ícones que nomeamos de Linhas Retas (terceiro conjunto de ícones da esquerda para direta).

acessar texto
Texto 3
Perpendicular, Paralela, Bissetriz e Mediatriz

Nesse texto abordamos a construção de retas perpendiculares, retas paralelas, bissetrizes e mediatrizes. Para isso, utilizamos as ferramentas reunidas no quarto ícone da Barra de Ferramentas, da esquerda para direita.

acessar texto
Texto 4
Polígonos

Nesse texto abordamos a construção de polígonos com a utilização do mouse e por meio da digitação de comandos na Entrada.

acessar texto
Texto 5
Isometrias no Plano

Isometrias no plano é um tópico de estudo da Geometria das Transformações e sua abordagem visa propiciar conceituações de congruência e de semelhança, procurando desenvolver a capacidade de perceber se duas figuras têm ou não a mesma forma e o mesmo tamanho independente da posição que elas ocupam no plano. Nesse texto vamos abordar algumas isometrias utilizando o GeoGebra.

acessar texto
Texto 6
Objetos e suas propriedades

Quando construímos um objeto no GeoGebra, por exemplo, um polígono, uma reta, um ponto, eles são exibidos na Janela de Visualização com atributos como cor, espessura da linha, transparência/opacidade, entre outras características que são predefinidas pelo próprio programa. Essas características ou atributos podem ser modificadas pelo usuário do programa e como realizá-las é o tema desse capítulo.

acessar texto
Texto 7
Interface 3D

Neste texto abordamos como exibir e explorar a Janela de Visualização 3D do GeoGebra. Abordamos como construir objetos como prismas e pirâmides. Em seguida, exploramos alguns comandos de 3D disponível na Janela de Comandos e com eles construímos os moldes dos poliedros regulares. Por fim, abordamos como construir uma pilha de cubos usando o comando Sequência integrado ao comando Transladar.

acessar texto
Texto 8
Funções

Nesse texto apresentamos algumas noções sobre como explorar funções no GeoGebra.

acessar texto
Texto 9
Planilha

Nesse texto apresentamos a Janela Planilha do GeoGebra e alguns de seus recursos para trabalhar em conjunto com as janelas de Álgebra e de Visualização.

acessar texto
Texto 10
Comandos

Nesse texto abordamos como construir objetos utilizando comandos digitáveis no campo Entrada. Além disso, abordamos como realizar transformações e ações com comandos simples e compostos.

acessar texto
Texto 11
Comando Sequência

A partir da digitação de alguns parâmetros no comando Sequência é possível produzir sequências numéricas e geométricas, e é o que propomos nesse texto. Para isso, abordamos as sintaxes do comando e sua utilização na construção de sequências numéricas e de sequências de objetos transformados a partir de uma figura matriz.

acessar texto
Texto 12
Janela CAS

Neste texto apresentamos a Janela CAS e comandos úteis para resolver problemas.

acessar texto
Texto 13
Lugar Geométrico

Nesse texto abordamos o uso da ferramenta Lugar Geométrico a partir da realização de algumas construções.

acessar texto
Texto 14
Novas Ferramentas

O GeoGebra oferece em sua instalação padrão um conjunto de ferramentas acessíveis por meio da Barra de Ferramentas e um conjunto com comandos que permitem construir objetos, realizar transformações, executar ações. Além disso, oferece a possibilidade de o usuário criar suas próprias ferramentas, exibi-las na Barra de Ferramentas e usá-las por meio de comandos na Entrada. Nesse texto abordamos o processo de construção de uma nova ferramenta no GeoGebra e de como integrá-la a outras ferramentas e à planilha.

acessar texto
Texto 15
Superfícies

Neste texto são abordados os passos necessários para obter uma superfície de revolução e curvas de níveis a partir do gráfico de uma função.

acessar texto

17ª edição do Curso de GeoGebra

As inscrições para a 17ª edição do Curso de GeoGebra foram realizadas das 17h às 17h7min de 15 de março. Atingimos 800 inscritos em pouquíssimo tempo e, conforme previsto no edital, as inscrições foram encerradas.
Publicaremos em 16-mar às 10h30 a Primeira chamada de inscritos.


Em caso de dúvida, leia o edital.

Edital